Eerste contactpersoon
Avenida dos Combatentes da Liberdade da Pátria
Praia
CV
Arquivo Nacional de Cabo Verde
O Arquivo Nacional está instalado no antigo edificio das Alfândegas da Praia.
O Arquivo Nacional de Cabo Verde tem levado a cabo um árduo trabalho de inventariação e de transferência dos arquivos produzidos pela administração colonial que se encontravam dispersos pelas diversas ilhas e concelhos do país.
Além dos arquivos do período colonial também se encontram à guarda do ANCV os arquivos produzidos pelo período pós-independência. O ANCV dispõe de um total de cinquenta (50) Fundos Arquivísticos, cujas datas variam entre 1674 e 2015. O acervo documental está estimado em cerca de 2.500 m/l de documentos, constituído na sua maioria por documentos em suporte papel. Grande parte dos arquivos conservados no ANCV são arquivos públicos e constituem fundos fechados.
O ANCV custodia os fundos públicos da Administração do Concelho da Praia; da Secretaria Geral do Governo; da Repartição Provincial dos Serviços de Administração Civil; da Repartição Provincial dos Serviços das Finanças; da Repartição Provincial dos Serviços Aduaneiros da Província de Cabo Verde, dos Tribunais (Praia, Ribeira Grande-Santo Antão e Paul) do Instituto do Trabalho Previdência e Ação Social; dos Cartórios Notariais (Paul, Ribeira Grande, Praia, S. Nicolau, Brava, Fogo, Maio, Sal, Boa Vista, S. Nicolau), das Alfândegas (Brava, Boa Vista, Maio, Sal, Praia, São Filipe) das Câmaras Municipais (Brava, Boa Vista, Sal, São Nicolau, Ribeira Grande-Santo Antão, São Filipe, Santa Catarina) do Secretariado Administrativo do Paul, dos Ministérios (Negócios Estrangeiros, Infraestruturas e Transportes, Cultura e Desporto, Comunicação Social) do Gabinete do Primeiro Ministro; do Gabinete do Ministro da Cultura; da Comissão Nacional de Eleições, da Imprensa Nacional, do ex- Instituto Cabo-verdiano de Solidariedade e, ainda coleções de Boletins Oficiais da República de Cabo Verde; Boletins do Conselho Ultramarino; Coleção da Legislação Colonial da República Portuguesa, Diários do Governo; Diários das Sessões; Coleção de Legislação das Ex- colónias portuguesas) periódicos (jornais, revistas, boletins, Newsletter) espólios de algumas personalidades (Ovídio Martins, Pedro Martins….), coleções de moedas, notas, medalhas selos, entre outros.
Estão disponíveis instrumentos de pesquisa impressos, dos fundos arquivísticos da Administração do Concelho da Praia, da Secretaria Geral do Governo, da Repartição Provincial dos Serviços de Administração Civil, do Instituto do Trabalho Previdência e Acão Social, da Câmara Municipal da Praia, da Repartição Província dos Serviços aduaneiros e dos Livros de Registo de Batismos, casamentos e óbitos.
O Arquivo Nacional funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 08h00 às 18h00 e encerra nos feriados nacionais.
ISDIAH - Norma Internacional para a Descrição de Instituições com Acervo Arquivístico: 1ª ed., elaborada pelo Comité de Boas Práticas e Normas, Londres: Reino Unido, 10-11 de março de 2008.
Finale
Minimaal
Revisto em 11 de maio de 2023